Gerente de Apoio à Pesquisa
Missão do Cargo
Conduzir a gestão estratégica e operacional da área de apoio à pesquisa, assegurando a organização, o controle e a eficiência dos processos vinculados ao suporte a pesquisadores e aos programas de pós-graduação stricto sensu. Será responsável por planejar, coordenar e supervisionar as atividades de sustentação da pesquisa, garantindo a transparência na prestação de contas, a correta aplicação das políticas institucionais, o cumprimento das diretrizes acadêmicas em sua integralidade e a atuação em conformidade ética. Atuará como elo entre pesquisadores, corpo docente, estudantes, agências de fomento, instituições parceiras, e a gestão institucional, fortalecendo a integração acadêmica, estimulando a produção científica de excelência e ampliando a relevância institucional no cenário nacional e internacional.
Principais responsabilidades:
- Apoiar a diretoria na elaboração e implementação de estratégias de pesquisa alinhadas ao plano institucional.
- Coordenar equipe para o apoio na condução de pesquisas científicas, considerando um universo multidisciplinar de pesquisa, orientando professores e alunos.
- Apoiar as etapas de ciclo de vida de um projeto (mapeamento de oportunidades, elaboração, submissão e gestão junto a agências de fomento e organismos internacionais e iniciativas internas).
- Monitorar prazos, indicadores e resultados de projetos de pesquisa.
- Garantir conformidade com normas éticas, regulatórias e de boas práticas científicas.
- Estimular parcerias com outras instituições, empresas e órgãos governamentais.
- Promover publicações, relatórios técnicos e difusão dos resultados científicos.
- Apoiar a organização de eventos científicos (seminários, congressos, workshops).
- Gerenciar orçamentos, prestação de contas e relatórios financeiros vinculados à pesquisa.
- Implementar políticas de incentivo à inovação, transferência de tecnologia e propriedade intelectual.
Formação Acadêmica: Desejável Pós Graduação completa (Especialização ou Mestrado/Doutorado)
Competências técnicas e comportamentais:
- Experiência prévia em gestão de pesquisa científica e/ou administração acadêmica.
- Conhecimento em políticas de fomento à pesquisa e trâmites administrativos relacionados, em especial no âmbito público.
- Experiência consolidada em gestão de equipes, processos e recursos (financeiros, humanos e materiais).
- Excelente comunicação oral e escrita.
- Capacidade para apoiar a equipe em desenvolvimento de competências individuais.
- Proatividade – com foco em busca de soluções e de enxergar oportunidades de desenvolvimento da visão estratégica da área.
- Perfil colaborativo.
- Habilidade para liderar equipe diversa.
- Inglês avançado.
Localização | Modelo de contratação | Modelo de trabalho |
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São Paulo, SP, BR | Efetivo CLT | Presencial |