Analista de Planejamento Financeiro Sr. (FP&A)
Experiências:
> Entre 3 e 5 anos de experiência nas áreas de Controladoria e FP&A, vivência nas áreas de Marketing Produto ou Planejamento Comercial.
> Conhecimentos em sistema SAP a nível de usuário; Conhecimento Avançado do Excel e conhecimento intermediário das demais ferramentas do Pacote Office; Conhecimento de Power Bi; Conhecimento de Demonstração de Resultado Gerencial; Conhecimento de Indicadores Gerenciais/KPI´s; Conhecimento de Formação de Preço; Conhecimento de Apuração de Custos; Conhecimento de Planejamento Orçamentário e Análise de Custos Padrão e modelos de custeios.
Entregáveis:
Modelagem financeira avançada
Criar e manter modelos financeiros complexos (ex.: DCF, simulações de cenários, projeções de P&L).
Análise de variações (real vs. budget vs. forecast)
Identificar, explicar e reportar desvios relevantes.
Forecast periódicos (revisões orçamentárias)
Atualização de previsões financeiras com base em dados reais e tendências.
Elaboração e gestão do orçamento anual (budget)
Construção do orçamento em parceria com diversas áreas da empresa.
Análise de rentabilidade por produto, canal ou cliente
Determinar o que gera mais valor à empresa com base em margens, CAC, LTV, etc.
Consolidação e análise de resultados financeiros mensais
Trabalhar com o fechamento contábil para gerar relatórios, análises e DRE gerencial, garantir que indicadores como EBITDA, margem líquida, ROIC, entre outros, estejam dentro do esperado.
Criação e manutenção de dashboards e KPIs
Utilizar ferramentas como Power BI, Tableau ou Excel avançado para facilitar a tomada de decisão.
Business partnering com áreas operacionais
Ser um consultor interno das áreas, apoiando decisões com base em dados financeiros.
Elaboração de apresentações para diretoria e comitês executivos
Preparar materiais claros e estratégicos com storytelling financeiro.
Validação e controle de custos operacionais e investimentos (CAPEX/OPEX)
Análise crítica das despesas e investimentos propostos.
Suporte em processos de M&A ou due diligence (DIFERENCIAL)
Apoio na análise financeira de aquisições ou fusões.
Desenvolvimento de melhorias contínuas nos processos financeiros
Identificar oportunidades de automatização, padronização ou melhoria de processos.
Apoio à auditoria interna e externa
Garantir consistência, rastreabilidade e transparência das informações.
Descrição Sumária e Objetivos da função:
| Conduzir a elaboração do Orçamento e Forecast dos Mercados de Vendas (visão EBITDA e Resultado Operacional); | Fazer análise de variação entre Real versus Orçamento/Forecast; | Análise da variação de Volume, Preço e Mix na Margem Bruta e de Contribuição por Produto e Canal; | Elaborar análise de viabilidade (nível margem de contribuição) para Projetos de Novos Produtos e participar de Comitês para aprovação de Projetos; | Monitorar performance de Margem de Contribuição do Portfólio (Regular e Lançamentos) | Preparar apresentações de Resultado Gerencial por Mercados de Vendas; | Atuar como Business Partner do Negócio analisando os resultados e buscando soluções em conjunto para assegurar o Resultado Operacional do Negócio, | Participar na construção dos Financials para Business Plan de novas Marcas e Negócios. |
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