Estágio em Direito - Atuação em Projetos da Fiocruz
Nosso relacionamento institucional baseia-se em respeito às diversidades, confiança, cordialidade e atitude responsável. Por isso, buscamos construir equipes cada vez mais diversas, compostas por profissionais que contribuam para um ambiente integrado, participativo, colaborativo e inovador. Os processos seletivos da Fiotec são abertos a todas as pessoas, independentemente de gênero, deficiência, etnia, religião ou orientação sexual.
Forma de Contratação: Estágio
Forma de Recrutamento: Externo
DA ORGANIZAÇÃO
Fruto da parceria entre a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e o Fórum de Comunidades Tradicionais (FCT), o Observatório de Territórios Sustentáveis e Saudáveis da Bocaina (OTSS/Fiocruz) foi criado em 2009 com o propósito de ser um “espaço tecnopolítico de geração de conhecimento crítico, a partir do diálogo entre saber tradicional e científico, para o desenvolvimento de estratégias que promovam sustentabilidade, saúde e direitos para o bem viver das comunidades tradicionais em seus territórios”. A Fiocruz é uma instituição de saúde, ciência e tecnologia vinculada ao Ministério da Saúde, cuja atuação é centrada na promoção da saúde e desenvolvimento social, na geração e difusão de conhecimentos e na cidadania. O FCT é um movimento social que reúne povos indígenas, quilombolas e caiçaras na defesa dos direitos territoriais desses povos, tendo como principal frente de luta a permanência nos territórios tradicionais.
DAS ATIVIDADES DO ESTÁGIO
Os estagiários(as) desenvolverão atividades de suporte jurídico e operacional à equipe do núcleo de assessoria Jurídica (AJUR) da CJSA do OTSS e do FCT, compatíveis com sua formação acadêmica, tais como:
- Acompanhamento e controle do andamento processual de ações judiciais, extrajudiciais e procedimentos administrativos;
- Suporte e elaboração de documentos tais como ofícios, cartas, relatórios, denúncias e peças jurídicas (judiciais e extrajudiciais);
- Realizar pesquisa de legislações, jurisprudências, doutrinas, relacionada as demandas em curso e em temas de povos e comunidades tradicionais, ambiental, direitos humanos, entre outras;
- Participar de audiências, reuniões, eventos e formações;
- Atendimento ao público;
- Acompanhamento e suporte de projetos, mobilizações e articulações desenvolvidos;
- Visita e acompanhamento de comunidades e grupos coletivos atendidos;
- Atualização do sistema interno de controle de processos judiciais e extrajudiciais;
- Auxiliar a entrada de demandas e distribuição de tarefas;
- Organização de documentos;
DOS REQUISITOS:
Do perfil dos Estagiários (as)
Os candidatos devem estar obrigatoriamente matriculados no curso de graduação em Direito, cursando a partir do 5º semestre do curso e apresentar comprovação de matrícula.
- Aptidão para trabalho em equipe;
- Sensibilidade para o trabalho junto aos movimentos sociais e dos povos e comunidades tradicionais indígenas, quilombolas e caiçaras;
- Demonstrar interesse em pesquisa nas áreas relacionadas aos povos e comunidades tradicionais, políticas públicas, ambiental, socioambiental e direitos humanos.
Além de demonstrar interesse pelo trabalho social, devem possuir responsabilidade, ética e proatividade, e precisa residir no território de abrangência do Observatório de Territórios Sustentáveis e Saudáveis da Bocaina, preferencialmente em Paraty, Ubatuba e Angra dos Reis.
Das Vagas
3 vagas de estagiária(o) de graduação em Direito, para contribuir na realização de atividades territorializadas de assessoria jurídica popular na Coordenação de Justiça Socioambiental (CJSA) do OTSS.
Serão 3 vagas distribuídas com atuação / residência em:
- Paraty ou Ubatuba
- Angra dos Reis ou Mangaratiba
- São Sebastião ou Caraguatatuba ou Ilhabela
Da Carga Horária e Duração do Estágio
A jornada de estágio será de até 30 horas semanais, distribuídas conforme a necessidade da Coordenação de Justiça, bem como a disponibilidade do estagiário. A duração do estágio será de 12 meses, podendo ser renovada conforme a legislação vigente e o desempenho do estagiário.
Dos Benefícios
- Bolsa-auxílio no valor de R$ 900,00 (novecentos reais);
- Auxílio-transporte, quando necessário;
- Certificado de conclusão de estágio.
Da Supervisão e Acompanhamento
Os estagiários (as) serão supervisionados por um profissional designado pela Coordenação de Justiça Socioambiental, que orientará e avaliará periodicamente seu desempenho, assegurando que as atividades desenvolvidas estejam alinhadas aos objetivos das instituições e à formação acadêmica dos estagiários.
PROCESSO SELETIVO
O processo seletivo para contratação de estagiários seguirá as seguintes etapas:
- Divulgação da vaga;
- Triagem dos currículos
- Entrevistas individuais;
- Seleção final e assinatura do Termo de Compromisso de Estágio.
Localização | Modelo de contratação | Modelo de trabalho |
|---|---|---|
Paraty, RJ, BR | Estágio | Híbrido |